sexta-feira, 23 de novembro de 2007

5ª Prova Troféu CRF Repsol Honda 2007
C.N. Todo Terreno Portalegre, 18 a 20 Outubro

Como não podia deixar de ser, a equipa Alter TT Competição marcou presença na 21ª edição da Baja Portalegre 500 com os dois pilotos que faz alinhar este ano: Carlos Lourenço (Honda CRF 250X) e Nuno Saramago (Honda CRF 450X).





Com um percurso semelhante aos anos anteriores, mas com muito pó a marcar presença, a Baja Portalegre cada vez nos deixa mais saudosos das edições em que a muita lama e água ditavam as regras.


Num prólogo também ele marcado pelo pó e muito destruído pela passagem dos automóveis, os dois pilotos da equipa Alter TT Competição decidiram não arriscar uma queda desnecessária (ouve bastantes) e averbaram o 42º e 80º tempos à geral no prólogo entre cerca de 160 motos, conscientes de que a prova se decidiria nos quase 400 quilómetros do dia seguinte.


De novo sortes diferentes para ambos os pilotos da equipa Alter TT Competição:

Arrancando no 42ª lugar da geral e 2º da classe no Troféu CRF Repsol Honda 2007, e também na 2ª posição da classe Promoção do C.N. TT, o Carlos tinha como objectivo aproximar-se ao máximo do seu mais directo adversário para tentar ascender á 1ª posição entre a zona de assistência 2 e 3 (concelho de Crato e Alter do Chão), terrenos que conhece bastante bem.

Cerca do quilometro 30, quando alguém, lamentavelmente, alterou uma fita sinalizadora do percurso, alguns pilotos perderam-se e ao retomar o caminho correcto um deles embateu em alta velocidade com o Carlos, provocando um violento acidente que resultou numa moto muito danificada para o nosso piloto bem como várias mazelas físicas que no final revelaram alguma gravidade. A partir deste momento pode dizer-se que os objectivos do piloto se alteram por completo, passando a principal prioridade ser terminar a prova para conseguir o maior número possível de pontos para o campeonato.

De notar o espírito de sacrifício deste piloto que, com mazelas físicas, uma moto sem travão, com o quadro e o guiador tortos e depois de descer até ao 71º lugar, devido á queda sofrida, decide continuar em prova e chega Portalegre no 45º lugar onde é prontamente assistido pela equipa do INEM;


Uma vez mais com pouco treino e fazendo um esforço pessoal enorme para estar presente, Nuno Saramago arrancou para esta corrida, com o objectivo de chegar pela 7ª vez ao final, entre 7 participações tendo a primeira acontecido há 12 anos atrás, em 1995! Com uma parte inicial sem querer arriscar e com o objectivo de se habituar à moto, o Nuno cruzou o primeiro Controlo Horário ao km 67 no 87º lugar. À parte de um engano de cerca de 5km no percurso, também fruto de marcações alteradas, e de uma ribeira mais “demorada”, foi uma prova limpa e sem quedas, fruto desta ser uma corrida adaptada ás características do Nuno e da sua moto. Prova de que as corridas longas são as preferidas deste piloto são as posições que ocupou nos 3 controlos de passagem espalhados pelo percurso: 87º no Controlo Horário 1; 76º no Controlo Horário 2; 73 no Controlo Horário 3 e 67º no final;


O envolvimento da equipa Alter TT Competição na 21ª Baja Portalegre 500 não se limitou à participação do Nuno e do Carlos. Também o Eduardo Botelho e o Nuno Caldeira marcaram presença nas verificações técnicas como comisários da FNM (Federação Nacional de Motociclismo).



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